Atualmente esses mesmos fios representam modernidade, e as pessoas passaram a assumi-los.
Muitos se perguntam qual a idade certa para o surgimento do primeiro fio branco e, a verdade é que varia de acordo com a genética de cada pessoa. Em algumas, é comum aparecer entre os 35 e 45 anos, outras com 50 em diante. Os fios ficam brancos com o tempo porque perdem o pigmento responsável pela coloração, a melanina. Por conta disso, a produção de queratina e proteínas que dão brilho aos cabelos diminui, deixando-os sem vida e com uma textura diferente. “Existem produtos específicos para o tratamento dos cabelos grisalhos. Eles devem ser usados pelo menos duas vezes por semana”, diz o dermatologista Fernando Passos de Freitas de São Paulo (SP).
O médico descreve quais são esses tratamentos e dá outras dicas para você intensificar a qualidade dos seus cabelos brancos.
- 1. Hidratação – Os fios sem pigmentação também são saudáveis. Mas é preciso nutri-lo pelo menos uma vez no mês. Faça uma hidratação com vitaminas e produtos à base de aminoácidos e pantenol.
- 2. Não arranque – Quando o cabelo vai perdendo a cor e a raiz fica branca, algumas pessoas costumam arrancar. O ideal é deixá-lo lá, quietinho. Pois além de crescerem novamente, eles ficam ainda mais grossos.
- 3. Cuide da cor – Use shampoo especial para esse tipo de caso. Os tonalizantes são bem indicados porque não possuem amônia. O que não agride os fios e tira o amarelado.
- 4. Alimentação – E quem pensou que isso não influenciava, se enganou. Ter uma alimentação saudável antes e depois que os cabelos ficaram brancos é a melhor forma de liberar ótimas proteínas e vitaminas para o couro cabeludo. Isso irá favorecer a produção natural da melanina.
Se você tem apenas uma mecha de cabelos brancos, e ela está te incomodando, o ideal é fazer uma pintura ao invés de arrancar. Pois dentro de cada folículo é possível nascer mais de quatro fios e, nesse caso, vão nascer somente os brancos porque a região já não possui mais pigmentação.
Fonte: Revista Pense Bem
0 comments