Hidratação da pele
Hidratação da pele: o que você precisa saber
A pele possui um percentual de hidratação necessário para que ela possa exercer suas funções adequadamente. Vários fatores podem influir neste percentual, deixando a pele ressecada. O outono e, principalmente, o inverno são propícios para deixar a pele mais ressecada, portanto os cuidados devem ser redobrados nesta época.
O que provoca o ressecamento da pele?
Fatores climáticos:
Substâncias químicas, como sabões e detergentes, eliminam a gordura da pele, afetando o manto lipídico que ajuda a reter a umidade natural da pele, deixando-a desprotegida e favorecendo a desidratação.
O processo de envelhecimento, pois o teor de água da pele diminui. Por isso, é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca.
O excesso de sol na pele, também favorece a sua desidratação.
Quais são os problemas de uma pele desidratada?
A pele desidratada pode ter sua função de proteção comprometida, além de ganhar aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência à descamação. A pele ressecada é mais frágil e sujeita a irritações.
Quais são os cuidados para evitar o ressecamento da pele?
Hidratar é essencial e deve ser mais intensa nos dias frios; também é feita de dentro para fora, portanto, beba pelo menos dois litros de água diariamente, mesmo se não tiver sede.
Proteger a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso e sem proteção solar.
Evite usar sabonetes em demasia, bucha e água muito quente, para não diminuir ainda mais o manto lipídico.
Evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula, pois também podem ressecar a pele.
Utilizar hidratantes logo após o banho, nas áreas que apresentem sinais de ressecamento.
Lembrar dos lábios, que também sofrem com a ação do frio e podem rachar e até ficar feridos. Use protetor labial, de preferência, os que possuem foto proteção.
No Inverno, por que a pele fica mais ressecada? Devido a uma diminuição da transpiração e uma menor umidade do ar, levando a uma menor hidratação natural da pele. Além disso, nesta época, é comum se tomar banhos mais quentes, que retiram a oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.
Qual é o melhor hidratante? O hidratante adequado vai depender das características da pele de cada pessoa. Os mais indicados são produtos à base de ureia, lactato de amônio, dimeticone e ceramidas. Consulte seu dermatologista para fazer a escolha correta.
Anote as dicas da Drª Paola sobre o que você deve ter na Nécessaire de Inverno:
Hidratante labial, pode ser aplicado várias vezes ao dia.
Hidratante para as mãos. Para ser usado nas mãos e nas unhas, que também ressecam no frio.
Pó com efeito bronzer. Dá aquele visual saudável sem precisar se expor ao sol.
E por fim: Filtro solar, mesmo nos dias de chuva!
Fonte: Drª Paola Garambone
0 comments