A importância do feedback
O “Velho Chacrinha”, grande comunicador brasileiro, enfatizava no seu programa dominical: “Quem não se comunica se trumbica!”.
Ele estava certo e mesmo na era das redes sociais, da internet que torna a comunicação instantânea, esta premissa permanece atual.
Ainda nos “trumbicamos” por “twittar”, impulsivamente e comunicar a coisa errada, na hora errada ou de maneira errada. Nos “trumbicamos”, por não conseguirmos ser assertivos, persuasivos e principalmente por não sabermos dar “FEEDBACK”.
Feedback é a comunicação de uma pessoa para outra, no sentido de fornecer informações sobre como sua atuação está afetando outros, ou está sendo percebida por outras pessoas. Feedback é, portanto, um eficaz instrumento de comunicação e relacionamento.
No entanto, dar e receber feedback não é encarado pelas pessoas em geral como uma atividade simples. Isso porque é difícil aceitar nossa ineficiência e ainda mais difícil admiti-las para os outros. Na nossa cultura o feedback ainda é encarado como crítica e tem implicações emocionais e sociais muito fortes.
A questão da confiança é muito importante, especialmente nas situações de trabalho e para tornar-se realmente um processo útil, o feedback precisa ser:
Descritivo: Sem julgamento, somente relato dos fatos, reduzindo a necessidade de reação defensiva.
Específico: Sem generalizações, direcionado a uma situação específica em que ocorreu o fato.
Compatível: Coerente com os objetivos comuns e não individuais daquele que dá o feedback.
Dirigido: Direcionado a comportamentos que o receptor possa realmente mudar.
Oportuno: Próximo ao momento em que o comportamento envolvido foi manifestado.
Esclarecido: Verificando-se que a comunicação foi precisa e não houve distorções na mensagem do feedback.
O feedback será mais útil quando solicitado. Pois o receptor já se coloca espontaneamente em posição de recebê-lo.
Utilize está importante ferramenta e não se “TRUMBIQUE” – Sucesso!
Escrito por: Carla Galo
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