Adequação Entre Roupas e Trabalho

By on 14/04/2014

Antigamente as pessoas, principalmente as mulheres, tinham diferentes roupas. Por exemplo: roupas para ir à missa; usar aos domingos; ficar em casa; sair; e para trabalhar.

Hoje, apesar de não haver esta divisão tão rígida o que vale é o bom senso e a adequação. Afinal, ninguém vai a um casamento de pijama e nem à festa do pijama de vestido longo!

Nós, as mulheres, de certa forma sempre nos preparamos para ir trabalhar, ou sair, ou ir pra balada.

Mas tenho visto algumas coisas no ambiente empresarial que lembram a Suellen, a periguete da novela Avenida Brasil.

Nenhum problema em vestir-se como uma periguete quando você vai sair à noite e tem, portanto, que chamar a atenção da moçada. O problema é ir ao trabalho fantasiada de Suellen.

Vou te contar algumas coisas que tenho visto por aí:

roupa-trabalhoMinis: Blusas, saias, do tamanho que param qualquer área produtiva. Fica muito feio ir trabalhar com saias curtas demais, aquelas que todas nós sabemos que são tão curtas que ficamos impossibilitadas até de sentar. E as blusas então? Outro dia fui a uma reunião em uma empresa e dei de cara com uma moça no corredor que usava uma blusa supercurta. Todos os motoqueiros que esperavam comigo na recepção ficaram com os olhos vidrados na moça. Ela era até bonita, mas quem prestou atenção nisto?

Calças justas e com a cintura lá embaixo: Para completar o esquema blusa curta, há a calça com cintura baixíssima, ou seja, tronco à mostra. Esta conjunção é um verdadeiro desastre quando o assunto é moda para ir trabalhar. Apesar de vivermos num país tropical, roupas deste tipo ficam bem apenas para sair com os amigos, ir para a balada ou ficar em casa. O trabalho pede discrição. Mulher precisa chamar atenção para a sua competência profissional, e não para o seu corpo. Afinal, ela não é um pedaço de carne exposto na prateleira do açougue!

As calças justas, além de fazerem mal para a saúde feminina (pois apertam aquilo que não deveriam apertar), mostram falta de noção total para com o ambiente de trabalho. Afinal, você quer chamar a atenção por qual razão?

Decotes: “Os seios da moça estão saltando pra fora”, disse uma vez o diretor da área de vendas de uma grande empresa que me pediu para dar uma palestra sobre “Roupa e Trabalho” para as suas funcionárias. Elas reclamavam que levavam cantadas dos clientes e que eles não respeitavam o seu profissionalismo, mas segundo ele usavam roupas chamativas demais e que em nada combinavam com o ambiente e a cultura organizacional.

Roupas Transparentes: Uma roupa transparente pode ser poderosa dependendo do evento. Na entrega do troféu do Oscar, combinadas com peças brilhantes fazem um grande sucesso. Mas na empresa… Ai, ai, ai. Novamente mostram total inadequação. Devemos exigir transparência por parte de nossos gestores, mas jamais desfilar nos corredores da empresa com este tipo de vestimenta.

Enfim, este texto fala sobre adequação entre roupas e trabalho. Ninguém está dizendo que você deve andar vestida toda coberta ou usando dois números acima do seu, e muito menos andar com aqueles taierzinhos horrorosos que lembram uniformes.

Roupa de trabalho pode ser colorida, muito estilosa e até elegante!

Mas jamais beirar ao periguetismo.

Quem usa roupas assim denota carência afetiva total, falta de noção e, principalmente, falta de percepção em relação às exigências profissionais.

Além disto, vivemos ainda num mundo machista, no qual mulheres semi despidas no trabalho são mal avaliadas e até vítimas de assédio.

Se você tiver dúvidas se uma roupa está adequada ao seu trabalho apenas pense: Que imagem quero passar?

Duvido que você queira ser confundida com uma Maria chuteira ou com uma periquete, salvo se você for a Suellen da novela – que, aliás, está adequadamente vestida para a imagem que quer passar!

Fonte: Pavan Desenvolvimento

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