Algumas técnicas para alcançar seus objetivos
Autocontrole, feedback e planejamento podem ajudar!
Emagrecer, fazer exercício diariamente, ter uma alimentação saudável e ser menos estressada. Essas são algumas das resoluções mais deliberadas pelas mulheres, e menos cumpridas também. Elas começam uma dieta superpoderosa e dali a algumas semanas, desistem. O motivo? É quase sempre a falta de força de vontade. Mas uma recente pesquisa, elaborada pela American Psychological Association (Associação Americana de Psicologia – APA), diz que é possível aprender técnicas para conseguir alcançar objetivos.
Um estudo, liderado pela psicóloga Elaine Ducharme, mostrou que 93% dos participantes pretendiam mudar algum ponto do seu comportamento. Porém, a falta de força de vontade acabava impedindo-os. Mas a maioria (71%) disse achar possível aprender meios para alcançar as metas. Para o psicólogo Steven Breckler, diretor executivo da APA, força de vontade inclui uma série de definições, como autocontrole. “É a capacidade de resistir à tentação imediata, a fim de conquistar alguma meta a longo prazo”. Veja algumas dicas para quem precisa aumentar a sua força de vontade.
1. Pratique o autocontrole
Pesquisa mostra que se você exercitar sua força de vontade em quantidades moderadas regularmente, você fica mais forte. Então, se você resiste à tentação de comer um doce em diferentes ocasiões, torna-se mais capaz de resistir a eles. “Qualquer coisa que você praticar, vai conseguir aperfeiçoá-la. Muitos adultos e crianças, por exemplo, precisam diminuir a quantidade de mensagens de texto, e-mails e o tempo gasto no Facebook. Para isso, sugiro não levar o celular para a mesa de jantar e evitar ver mensagens de texto enquanto está tendo uma conversa com outra pessoa”, aconselha Breckler.
2. Encontre caminhos alternativos
Ao invés de tomar decisões impulsivas, você deve aprender a fazer escolhas sensatas. Por exemplo, em vez de comer um pote de sorvete, você pode tomar uma xícara de café com uma pequena colher de açúcar ou de creme aromatizado, sugere Ducharme. Ao se sentir satisfeito, terá a certeza de que tomou a melhor decisão ao resistir ao sorvete.
3. Escolha alguém para ajudar
Quando há uma pessoa apoiando você, é mais fácil de alcançar o objetivo. Por exemplo, ter um parceiro para fazer exercício é uma forma de ser estimulado por alguém quando estiver desestimulado. Ou poste o seu objetivo no Facebook e peça aos amigos para ajudar a cumpri-lo.
4. Amenize as tentações
É mais fácil alcançar o sucesso quando não há tentações ao redor. Por exemplo, se você está endividada no cartão de crédito, leve somente dinheiro quando for ao shopping. “Isso alivia o fardo de exercer autocontrole”, comenta Breckler.
5. Defina metas mais realistas
Tentar perder 25 quilos pode ser assustador. Que tal, então, ter como objetivo inicial emagrecer cinco quilos? “Depois de perder alguns quilinhos e suas calças ficarem menos apertadas, você pode se sentir estimulado a continuar emagrecendo”, diz Breckler.
6. Beneficie-se do feedback
Depois de fazer exercício, por exemplo, correr em uma esteira, não deixe de conferir a distância percorrida e as calorias gastas. Além disso, existem muitos sites, aplicativos e dispositivos que dão um feedback do trabalho feito. “Qualquer coisa que sirva de recompensa por sua força de vontade, servirá para fortalecer você no futuro”, sugere Breckler.
7. Tenha um plano
Se você tem diabetes e trabalha em um escritório onde as pessoas, frequentemente, levam bolos de aniversário ou doces, tenha sempre alguma fruta ou guloseima saudável em sua mesa para que você possa comer nesses momentos. “Você vai ter que exigir menos do seu autocontrole, se tiver se planejado com antecedência”, prevê Ducharme.
8. Concentre-se em um objetivo de cada vez
Quanto mais objetivos você tiver, menos chances terá de alcançá-los. “A pesquisa sugere focar em um objetivo de cada vez e ir progredindo para alcançá-lo. Se você está tentando exercer o autocontrole em muitas áreas de sua vida, você pode esgotar suas reservas mentais rapidamente. Esse é o tipo de exaustão é inimigo do autocontrole”, avalia Breckler.
9.Avalie a sua motivação
“A meta tem que ser uma coisa que você quer. Se você busca algo para satisfazer a vontade de uma outra pessoa, suas chances de falhar são maiores. Você pode pensar que não tem força de vontade, mas a verdade é que você não quer isso tanto”, diz Ducharme.
Fonte: Comportamento GNT
0 comments