Ana Paula Pereira

By on 15/04/2014

Mulheres sommeliers

Um sommelier é um profissional do vinho e seu serviço, estando entre suas atividades a escolha do vinho mais adequado para uma situação, sua harmonização e acompanhamentos, como água, sobremesa e aperitivos.

A degustação de um bom vinho começa pela decisão da ocasião em que isto irá acontecer. Ao escolhermos o vinho, escolhemos também o país de origem, a região produtora, o tipo e o estilo do vinho e seu acompanhamento.

A ajuda de um sommelier nesta decisão é de fundamental importância para fazer com que tudo se encaixe, para que tudo combine adequadamente. A isto chamamos de harmonização e esta tarefa é uma das mais importantes no cotidiano de um sommelier.

Ao decidir sobre os vinhos que estarão contidos em uma carta, o sommelier deverá conhecer o cardápio do restaurante a fundo, bem como os ingredientes contidos, a fim de fazer com que os vinhos harmonizem de maneira adequada, bem como as sobremesas e os vinhos próprios para acompanhamento.

Degustar é um prazer, nos traz sensações visuais, olfativas e gustativas maravilhosas e que irão gravar em nossa memória o prazer destes momentos, junto com amigos e familiares, boa conversa, boas risadas e recordações. E, para que tudo isto possa acontecer, dependemos do trabalho do sommelier.

Em um mercado predominante masculino, as mulheres já tem conquistado posição de destaque, aliando conhecimento técnico, garra e o toque feminino, estão ocupando seu espaço.

Neste artigo abordaremos o assunto em uma breve entrevista, com a formanda no curso de sommeliers da ABS Campinas, Ana Paula Pereira. Trabalhando há mais de seis anos no mercado de vinhos, mesmo faltando bem pouco para sua formatura, já toma decisões dentro da empresa, sobre portfólio, novidades e tendências do mercado.

Ana Paula é formanda no curso de sommelier da ABS Campinas, turma de 2012. Trabalha para a Excelência Vinhos em Campinas desde 2006 e tem ação ativa no mercado de vinhos, tomando decisões estratégicas para a empresa e atendendo seus clientes.

Entrevista com Ana Paula Pereira

aninha-sommelierComo foi a escolha de se tornar uma sommelier?

Eu sempre gostei de vinho, sempre fui atraída pelo assunto.

Em meu emprego anterior, eu fazia compras e vendas de componentes eletrônicos. A partir de 2006, passei a trabalhar na Excelência Vinhos como secretária e, com isso fui me apaixonando pelo tema. A magia do vinho me atraiu de forma a me interessar e a me aprofundar nos estudos.

Quando abrimos uma garrafa, podemos conhecer o que há por trás de conteúdo, como a videira foi plantada, como foi cultivada, como o vinho foi produzido e isso nos leva a pesquisar toda esta complexidade.

Gosto muito de ajudar as pessoas no processo de escolha do vinho, para seus jantares, eventos e presentes, gosto ouvir o que a pessoa procura, entender sua busca e até mesmo a personalidade da pessoa que irá consumir.

É um mundo onde podemos fazer muitas amizades, pois junto com o vinho temos boas lembranças, boas conversas, boas comidas, enfim podemos viajar o mundo em uma taça.

Como é seu trabalho?

Meu trabalho é auxiliar na escolha do portfólio da empresa, auxiliar clientes da empresa na formulação e montagem de suas cartas, afim de harmonizar adequadamente com o cardápio do restaurante e auxiliar o consumidor final na escolha de bons vinhos que serão degustados com a família e amigos.

Como está sendo seu curso de formação?

O curso ministrado pela Associação Brasileira de Sommeliers de Campinas é muito interessante, onde aprendemos sobre as várias regiões vinícolas do mundo, suas diferenças climáticas (de terroir), as castas cultivadas e os vários tipos de vinhos.

Aprendemos ainda sobre os tipos de garrafas, os estilos de vinhos, como os fortificados, espumantes, tintos, brancos e vinhos de sobremesa.

Ainda aprendemos sobre as várias harmonizações, as finalizações da refeições, como sobremesas, chás, cafés, digestivos e até mesmo charutos.

Como você vê a presença feminina nesta profissão?

As mulheres vieram para dar charme e quebrar o tabu que existia, pois o vinho sempre foi um assunto masculino.

Hoje temos excelentes profissionais sommeliers, bem como enólogas.

Mulheres que executam a função de forma profissional e que nada ficam a dever aos melhores sommeliers masculinos. Com isto estamos conseguindo superar este desafio e acabar com o preconceito que ainda existe.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes