Mendoza Gastronomia e Aventura
Quando se fala de Argentina, vem à mente Buenos Aires para a maioria dos brasileiros e muito poucos se lembram de Mendoza, a capital e a maior cidade da província de Mendoza, situada a oeste da Argentina e localizada nas bordas dos Andes. Uma cidade mundialmente conhecida por ser um dos grandes e melhores produtores de vinho e azeite, além de ser dos mais importantes pontos turísticos da Argentina.
Mendoza recebe montanhistas do mundo todo em busca de aventura na maior montanha das Américas. Com 6.942m de altitude, o Aconcágua domina a paisagem da região.
Com uma população de aproximadamente 110.000 habitantes e uma altitude de 824m, a região em que a cidade está situada é semidesértica, sendo que a água só é encontrada nos oásis, onde os rios que descem dos cumes dos Andes derramam suas turbulentas correntes de água. Na cidade foram construídos drenadores, encarregados de regar as árvores nas calçadas das ruas.
Devido a esse clima árido e continental, as temperaturas apresentam uma grande oscilação anual e as precipitações são escassas. O verão é quente e úmido, com temperatura média girando em torno de 25°C. O inverno é frio e seco, com temperatura média abaixo dos 10°C. A ocorrência de neve ocorre, geralmente, uma ou duas vezes por ano, embora com pouca intensidade nas zonas mais baixas da cidade.
Mendoza recebe a alcunha de “adega da Argentina”. Contrastando gigantescas vinícolas com as melhores tecnologias do mundo, ao lado de pequenas cavas artesanais e familiares. São cerca de 1.220 bodegas e mais de 100 vinícolas que estão preparadas para receber visitantes.
Nessa viagem a Mendoza, você poderá dosar um pouco de cultura, gastronomia, diversão e aventura.
De carro seguiremos a Puente del Inca (180km). O percurso é realizado em uma estrada de beleza única, avistando lagoas congeladas e a coloração intensa das montanhas desérticas da região, o pernoite será em um confortável abrigo de montanha próximo as antigas termas de Puente del Inca.
Pela manhã, caminharemos até a lagoa de Horcones nos arredores da entrada do Parque Provincial do Aconcágua. Agora respire fundo e se prepare para a incrível visão da maior montanha das Américas, o Monte Aconcágua.
De volta a Mendoza e no dia seguinte vamos ao Cerro de la Glória, teremos uma visão panorâmica da cidade, em seguida faremos uma caminhada nos parques e praças da cidade.
Para quem adora um bom vinho, estamos convidando para passar o dia em uma agradável bodega, pedalando a beira das parreiras e almoçando nos jardins de oliveiras e finalmente deixando o ultimo dia para visitar as Bodegas da região de Maipu ou Lujan de Cuyo.
Gostou desse roteiro que preparamos para você? Que tal vir fazer parte dessa aventura aqui com a gente da Grade6 Viagens?
José Eduardo Sartor Filho
Sócio e guia da Grade6 Viagens
0 comments