Queijo e vinho? Cuidado com essa combinação.

By on 25/04/2014

Casamento comum na mesa de muitos comensais, o queijo e o vinho dificilmente formam uma boa combinação gastronômica. É como num casamento de verdade, quando os parceiros têm personalidades fortes e vivem em conflito constante. Conta a história que os franceses, da região de Provence, é que lançaram esse hábito. As vinícolas locais tinham até um ditado: “Para vender vinho, sirva queijo”. Não à toa ainda se vê muitas mesinhas de degustação, não só em vinícolas, com pedaços de queijo que ajudarão a vender mais vinhos. Mas nunca leve essa combinação, pura e simples, para um evento.

Os queijos que compõem as famosas tábuas geralmente têm sabor marcante, são salgados, gordurosos ou ácidos. Os vinhos, em contato com esses sabores, podem ficar mais amargos ou neutralizados se não forem tão ácidos quanto os queijos servidos. Daí a dificuldade em harmonizar esses dois ícones gourmet. O queijo brie é um bom exemplo dessa adversidade. Sua textura cremosa cria uma espécie de camada na língua dificultando degustações posteriores. Por isso, muito cuidado ao escolher os queijos e os vinhos que tornarão aquela noite inesquecível.

queijo-e-vinho-cuidado combinecao 02Mas, se você não tiver ou não quiser outra opção gastronômica, saiba escolher os produtos adequados. Você vai precisar de pelo menos três vinhos diferentes para acompanhar uns cinco tipos de queijo que vão compor a sua tábua. O parmesão, por exemplo, vai bem com um vinho mais robusto. O Cammembert, o Brie e o Gouda aceitam um vinho branco, assim como os queijos frescos e sem cascas, tipo mascaporne ou mozarela, que se harmonizam com os brancos leves das uvas Riesling ou Chardonay. Já os queijos cremosos pedem vinhos bastante ácidos, justamente para eliminar aquela camada que acaba revestindo a língua.

Lembre-se que o queijo e o vinho sozinhos não são suficientes nesta combinação. É preciso colocar na mesa algumas frutas e pães. Maçãs, vermelha e verde, uvas e pêra são as mais indicadas. Quanto aos pães, prefira os tipos italiano, francês ou de centeio. E nunca corte os queijos em cubinhos. Para uma mesa bem composta, acomode os queijos em bandejas e apenas inicie o corte de forma irregular. Depois, cada convidado poderá cortar o seu próprio pedaço. Seguindo essas regras básicas, o casamento queijo & vinho tem tudo para ser eterno enquanto dure.

Fonte: http://www.chefde.com.br

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes