Turquia

By on 22/04/2014

A Turquia é um país eurasiático, ou seja, é constituído por uma parte européia (a Trácia) e outra asiática (Anatólia). Sua cultura sempre foi moldada pelo encontro de dois mundos, o ocidental e o oriental.

Devido a sua posição estratégica entre a Ásia e a Europa, foi o berço de diversas civilizações desde os tempos pré-históricos. Por exemplo, a cidade histórica de Tróia tem sua origem no período neolítico e existem ruínas que datam de 6.500 anos aC.

Afrodisia é uma cidade que ainda guarda seus templos dedicados à deusa Afrodite; Éfeso tem a sua história escrita nas ruínas de suas bibliotecas, casas de banho, templos, ruas ladeadas de esculturas.

Istambul é a maior cidade da Turquia (8 milhões de habitantes), mas Ankara é a sua capital. Istambul foi chamada de Bizâncio (667 aC.) em homenagem ao rei Bizas, fundador da cidade que cresceu e tornou-se um império, o Império Bizantino. Bizâncio foi dominada pelos macedônios durante o reinado de Alexandre, O Grande.

turquia 02Até o momento em que sua posição estratégica para o comércio atraiu o imperador romano Constantino que, em 330 dC tomou a cidade e a converteu na capital do império romano. Daí em diante passou a se chamar Constantinopla, e assim se tornou conhecida em toda a antiguidade, até sua queda, em 1453.

Quando, finalmente, a república turca foi estabelecida em 1923, a capital foi transferida para Ankara e Constantinopla passou a ser chamada de Istambul, que significa “a cidade do centro”. No ano de 1923, o herói nacional e fundador da Turquia moderna baniu os costumes antigos e milenares e a transformou numa grande metrópole.

Em 1963 se firmou o “Acordo de Ankara”, que estabeleceu o processo de integração da Turquia na comunidade europeia. Hoje o país é o alvo de intensa visitação turística, por causa de suas maravilhosas mesquistas e palácios em estilo árabe, seu riquíssimo comércio de objetos de arte, artesanato, especiarias, tapetes, além da beleza natural da região da Capadócia e de suas cidades históricas, com suas ruínas milenares.

A cidade de Istambul é dividida pelo estreito de Bósforo, reunindo o Már de Mármara com o Mar Negro, e separando a Europa da Ásia. Barcos repletos de turistas atravessam o estreito, apreciando os minaretes, e viajando por séculos de história, guerras, conquistas e vitórias na encruzilhada dos dois continentes. Sua ponte mais famosa é a de Gálata, com seus cafés e restaurantes debruçados sobre o mar.

A Capadócia é uma região da Turquia que se tornou Patrimônio da Humanidade. Esta região já fez parte do império Persa, Romano, Bizantino, Grego e Otomano, e já presenciou a passagem de grandes homens, como Alexandre Magno e Gengis Khan. Lá se respira história.

Sua paisagem lunar estimula a imaginação.

Pamukkale (“castelo de algodão”, em turco) é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina, situado próximo a Denizli. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino. Foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO juntamente com Hierápolis em 1988.

Pamukkale é uma das maravilhas naturais mais extraordinárias da Turquia.

Visitar a Turquia não é uma simples viagem de turismo, é uma verdadeira peregrinação pela história de nossa civilização.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes