Uma Manhã Gloriosa
Sinopse: Becky Fuller (Rachel McAdams) é uma produtora de televisão que foi demitida de seu programa de notícias, mas consegue uma vaga para tentar levantar a moral de outro uma nova emissora. O único problema é que para conseguir isso terá que fazer muitas mudanças, entre elas, convencer o premiado Mike Pomeroy (Harrison Ford) a apresentar matérias de moda, amenidades, de conteúdo fraco e, para piorar, ao lado de uma ex miss Arizona (Diane Keaton), seu desafeto. Com pouco tempo para reverter a queda de audiência, Beck vai ter que ser virar para driblar o humor de seu elenco, ser reconhecida profissionalmente e ainda viver um novo amor. Será que vai dar certo? (RC).
Crítica: Contando um pouco dos bastidores do telejornalismo norte-americano, Uma Manhã Gloriosa tem dois pontos positivos desde o cartaz para mim, a presença de Diane Keaton, e o retorno de Harrison Ford em um papel cômico, coisa que ele sabe fazer muito bem. Essa despretensiosa comédia é um clichê ambulante com personagens repetitivos, mas, às vezes, nada melhor do que um bom clichê bem feito. O filme me fez rir, isso é o que importa nesse caso, mesmo com a obviedade do roteiro e a repetição de papéis já vistos em outras tramas da roteirista Aline Brosh McKenna, como O Diabo Veste Prada. A direção Roger Michell é ágil e condizente com a história, pecando apenas em um certo excesso de clipes musicais nas passagens de cenas.
Tudo começa quando a dedicada workaholic Becky Fuller é demitida de seu programa de notícias e consegue a difícil tarefa de ser produtora executiva do Daybreak, o jornal matinal com pior audiência na televisão. Em uma tentativa de alavancar o prestígio do programa, ela traz o renomado jornalista Mike Pomeroy como novo âncora junto a já estabelecida Colleen Peck. O problema é que o repórter se recusa a falar de matérias que considera menores, criando um clima horrível dentro da redação. Enquanto tenta salvar seu emprego, Becky Fuller lida com dificuldades na vida pessoal, não encontrando espaço para uma recente relação com o belo Adam Bennett.
Rachel McAdams está bem como a atrapalhada produtora que se dedica quase exclusivamente ao trabalho. Sua garra, determinação e ingenuidade em relação à profissão é bastante ressaltada no texto, sendo, por vezes, exagerada. Ainda assim, ela consegue nos cativar. Embarcamos em sua história de superação, sabendo que estamos vendo um típico filme americano, onde tudo deve acabar bem no final. Mas, a graça do filme não está aí e sim na sua relação com os dois âncoras de seu programa matinal. Diane Keaton e Harrison Ford conseguem fazer uma dobradinha inteligente, entre farpas, ironias e má vontade em colaborar um com o outro. A primeira discussão dos dois âncoras no ar é uma das melhores cenas do filme. As mudanças no programa, a forma como eles vão desenvolvendo a disputa e antipatia mútua e as maneiras de Becky em lidar com isso fazem a graça do filme.
Há ainda a eterna construção dos bastidores da televisão, assunto já explorado em diversos filmes, mas que aqui trazem dois elementos extras como a desvalorização do currículo de um jornalista renomado e as peripécias em busca de audiência, com várias apelações para o popularesco. Lembrei de Pedro Bial, homem que já cobriu a queda do muro de Berlim, apresentando o Big Brother. E fiquei imaginando como seria William Bonner fazendo uma receita de ovo no programa da Ana Maria Braga. Mas, o filme explora isso muito bem, principalmente utilizando recursos atuais como o Youtube com uma cena de montanha russa para ajudar na repercussão do programa. Fora que dá para identificar várias situações parecidas que passamos em nosso dia a dia. Como disse, o humor nos conquista nesse filme.
Uma Manhã Gloriosa pode não ser o melhor filme do ano, nem tem pretensões disso. Não traz inovações, originalidade, valores que acrescentem na discussão cinematográfica. Mas, cumpre o que se propõe: diverte. Puro entretenimento com pequenas doses de críticas ao mercado de trabalho. Às vezes, precisamos apenas disso.
Uma Manhã Gloriosa (Morning Glory: 2010 / EUA)
Com: Rachel McAdams, Harrison Ford, Diane Keaton, Patrick Wilson.
Direção: Roger Michell.
Duração: 102 min.
Gênero: Comédia.
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