10 dicas para hidratar o rosto e o corpo
Manter uma hidratação diária pode prevenir o envelhecimento precoce e doenças. Uma pele desidratada tem a sua proteção e o seu estado de conservação comprometidas. Ela fica opaca, frágil, sujeita a irritações e até mesmo a descamação. De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas de São Paulo (SP), entender a finalidade da hidratação e como ela age no rosto e no corpo, auxiliam na hora de escolher um hidratante. “A nossa pele é protegida por uma fina camada composta de água e óleo. Essa camada tem a função de manter o equilíbrio natural do corpo, criando uma barreira contra os agentes agressores como calor, umidade, vento e poluição. Os hidratantes ajudam a pele a fortalecer essa barreira evitando que ela fique ressecada, portanto desprotegida”, explica.
Com que frequência devo fazer a hidratação?
O correto e o mais indicado pelos dermatologistas seria duas vezes ao dia, depois do banho. A esfoliação também é uma ótima alternativa e pode ser incluída no dia a dia, sendo de uma a duas vezes durante a semana.
1- Alimentação balanceada
Insira em suas refeições os peixes, as verduras e frutas. Uma alimentação baseada em sais minerais, fitoquímicos e vitaminas, ajuda a prevenir o envelhecimento e faz bem para a saúde e à pele.
2- Consuma bastante água
Além de hidratar o corpo e a pele, a água também elimina uma grande parte das impurezas que dificultam a absorção de nutrientes.
3- Exercícios físicos em prol da juventude
Fazer atividade física proporciona uma série de benefícios ao corpo, destacando-se a parte circulatória, a entrega de nutrientes às células, além da ajuda na produção de colágeno, fibra que sustenta a pele. E também é uma excelente maneira de combater o envelhecimento.
4- Hidratação sempre
O uso diário do hidratante deixa a pele suave, macia e refina sua textura, evitando o ressecamento, descamação e enrugamento da cútis.
5- Filtro Solar: o seu melhor amigo
Aplique diariamente o protetor solar para evitar rugas e os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Espalhe pelas mãos, colo e pescoço, pois essas regiões sofrem.
6- Abuse da esfoliação
A esfoliação é o motor de renovação celular da pele, apresentando-nos o poder de eliminar as células mortas de sua superfície. O resultado é uma pele mais macia, uniforme, lisa, sedosa e pronta para hidratação. Os dermatologistas recomendam fazer esse processo a cada 15 dias.
7- Livre das estrias
Para minimizar essas cicatrizes provocadas pela distensão excessiva da pele, comece usando uma esponja e um sabonete firmador, massageie a pele com movimentos circulares,enxague e passe um destes três produtos: creme com elastina, óleo de amêndoa doce ou rosa mosqueta. À noite, aplique um creme à base de vitamina C. Repita sempre uma vez por semana.
8 – 24 horas de cuidados
Use sempre o filtro solar e hidratantes durante o dia. E quando chegar a noite, antes de dormir, passe cremes específicos, eles hidratam e cuidam da pele.
9 – Adeus aos cravos e às espinhas
Se você sofre com esses dois pesadelos, então preste atenção nesta dica: nunca esprema de forma alguma as espinhas e evite colocar as mãos no rosto para não passar bactérias para outras regiões; use um esfoliante natural para desobstruir os poros da face, impedindo a instalação de cravos e espinhas. A limpeza do rosto é fundamental para eliminar de uma vez esse problema.
10- Make up
Utilize somente produtos prescritos pelo seu dermatologista. Fique atenta ao seu tipo de pele na hora que for comprar uma base, pó ou corretivo. Use sempre um demaquilante e jamais durma de maquiagem, ela obstrui os poros formando cravos e espinhas. E não se esqueça: lave diariamente o rosto.
Fonte: Revista Pense Bem
0 comments