5 livros para mulheres profissionais
Indicação de livros para aquelas mulheres que vivem os desafios de conciliar a vida profissional e a vida pessoal.
“Não possuo sabedoria, apenas a procuro com afeto” Sócrates.
“Mulher do Século XXI” de Valeria Meirelles. Editora: ROCA.
Sinopse: Presa entre o passado e o futuro, a mulher anseia por informações que a ajudem a conciliar múltiplas demandas e pede ajuda a nós, profissionais que a atendemos.
Como ajudá-las com base na literatura produzida na realidade brasileira, lugar dessa mulher que nos procura? Como criar um lugar que legitime suas demandas?
Pensei que um desses lugares poderia ser um livro e, para tanto, convidei para construí-lo junto comigo profissionais de minhas várias redes de trabalho e amizade, todos seriamente envolvidos em pesquisas. Eles escreveram sobre os seguintes temas: infidelidade, vivência, amor na era da internet, saúde, sexualidade, vida pós-divórcio, carreira e família, assédio sexual e moral, decisões econômicas, maternidade incluindo reprodução assistida, educação de filhos, mulher negra e preconceito, aposentadoria, dependência química e ciclo vital.
“Mulher e Trabalho – O Desafio de Conciliar Diferentes Papéis na Sociedade”, de Amália Sina. Editora: Editora: SARAIVA EDITORA.
Sinopse: Em um mundo de constantes transformações é natural que o mercado de trabalho se torne mais heterogêneo, fazendo com que homens e mulheres convivam cada vez mais no ambiente de trabalho. O livro “Mulher e Trabalho – o Desafio de Conciliar Diferentes Papéis na Sociedade” é leitura obrigatória não só para aqueles que querem entender essa mudança no mundo dos negócios, mas também para os que querem conhecer a trajetória das mulheres no mercado de trabalho e como elas conciliaram essa nova realidade com as diversas atividades já exercidas. O livro não é um guia que ensina o que fazer para conciliar diferentes papéis, mas mostra como diversas mulheres, ao longo da história, conseguiram exercer suas atividades sem deixarem de ser, acima de tudo, mulheres.
“O conflito – A Mulher e a Mãe”, de Elisabeth Badinter. Editora: RECORD.
Sinopse: Trinta anos depois da edição de O Amor Incerto assiste-se a uma verdadeira guerra ideológica subterrânea cujas consequências para as mulheres não são ainda inteiramente perceptíveis. O regresso em força do naturalismo, que realça de novo o conceito de instinto maternal constitui, na opinião de Elisabeth Badinter, um perigo para a emancipação das mulheres e a igualdade dos sexos.
Perante a insistência com que se afirma que uma mãe deve dar tudo ao seu filho, o seu leite, tempo e energia, é inevitável que muitas mulheres hesitem, e recuem até, perante tais obstáculos. Algumas delas encontram a plena realização na maternidade, mas um número crescente, pelo menos nas sociedades ocidentais, acabam mais tarde ou mais cedo por fazer um balanço dos prazeres e dos sacrifícios que as aguardam. Num dos pratos da balança está uma experiência insubstituível, o amor dado e recebido e a importância de transmissão. No outro, as frustrações e stress e por vezes o sentimento de fracasso. Se numerosas mulheres europeias decidem não ter filhos, é porque tencionam realizar-se à margem da maternidade, tal como ela lhes é imposta.
Muitas outras decidem não desistir de ser mães defendendo os seus desejos e a sua vontade contra o discurso de culpabilidade que persegue as mulheres que rejeitam a maternidade enquanto sacrifício.
“As 30 Coisas Que Toda a Mulher de 30 Deve Ter e Saber” de Pamela Redmond Satran e editoras da revista Glamour. Editora: Editora: FONTANAR.
Sinopse: Quando a jornalista Pamela Redmond Satran publicou as 30 coisas que toda mulher de 30 deve ter e saber na revista Glamour americana, ela não imaginava que seus conselhos se tornariam um fenômeno. Chamada de “A Lista” por milhares de fãs, o guia de itens indispensáveis para mulheres contemporâneas por volta dos 30 anos ganhou uma segunda vida quando várias leitoras começaram a reenviá-la entre si por e-mail, tornando-se uma sensação no mundo virtual. Adaptada em livro, As 30 coisas que toda mulher de 30 deve ter traz “A Lista” expandida com ensaios de algumas das personalidades femininas mais interessantes do mundo, entre elas Maya Angelou, Rachel Zoe, Taylor Swift, Bobbi Brown e Padma Lakshmi.
“Meditações para Mulheres que Fazem Demais”, de Anne Wilson Chaef. Editora: VERUS EDITORA.
Sinopse: Distancie-se por um momento da sobrecarga diária de trabalho – aquela exaustiva combinação de compromissos profissionais, tarefas domésticas, cuidado com as crianças e com qualquer outra pessoa exceto você mesma – e deixe que estes pensamentos suaves, bem-humorados e encorajadores a ajudem a conquistar a tão desejada e merecida calma no turbilhão da sua vida. Nutra sua alma e alimente seu espírito com estas meditações, como têm feito, no mundo inteiro, milhões de mulheres ocupadas que encontram conforto com este best-seller mundial. Estas meditações diárias propiciam a inspiração e a orientação de que você precisa para relaxar, recarregar a energia e, mais importante, valorizar você mesma e o seu trabalho.
0 comments