A Pele na Menopausa

By on 17/04/2014

O processo de envelhecimento cutâneo começa por volta dos 35 anos e intensifica-se entre os 40 e 50 anos, época do aparecimento dos primeiros sintomas da menopausa. Junto com a ela ocorre a queda na produção do hormônio estrogênio, e consequentemente a diminuição da síntese de colágeno e elastina, que sustentam, dão firmeza e elasticidade à pele. Este declínio de colágeno acontece numa taxa média de 2% ao ano.

Por outro lado, há também a declínio na concentração de ácido hialurônico, componente presente na derme que dá volume e hidratação à pele. A diminuição da atividade das glândulas sebáceas faz com que a pele fique mais seca e com isso, o manto lipídico torna-se mais fino. Todas estas mudanças são consequência da queda dos níveis de estrogênio no organismo e resultam na redução da elasticidade da pele, rugas, flacidez e ressecamento.

Tratamentos

a pele na menopausa 02Contudo, existem diversos tratamentos para a pele menopausada, que objetivam hidratar e estimular a produção de colágeno nesta fase da vida da mulher. São indicadas formulações específicas para uso diário com ácidos, antioxidantes e hidratantes com filtro solar, tudo isto com prescrição de um dermatologista.

Em paralelo outros tratamentos podem ser feitos em consultório como: peelings, laser, luz intensa pulsada, que promovem um bom estímulo de colágeno, com melhora na textura e coloração da pele e diminuição de rugas finas. Também a técnica de volumização com ácido hialurônico para repor o volume facial perdido, é uma grande aliada para a melhora do aspecto geral da pele.

Outros procedimentos podem ser indicados: injeções intra dérmicas de ácido hialurônico e vitaminas, para promover hidratação; aplicação de toxina botulínica, para suavizar pés de galinha e rugas de expressão na testa.

Por fim, para um maior estímulo de colágeno e melhora da flacidez, o que há de mais moderno é o tratamento com ultrassom, que atinge a pele profundamente, chegando até a camada muscular. Não importa a idade, com tantas técnicas sua pele pode ficar bem tratada e com um excelente aspecto. Consulte um dermatologista para saber qual é o melhor método para você.

Fonte: Drª Paola Garambone

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes