A Voz Feminina e os Efeitos do Envelhecimento

By on 12/05/2014

A voz humana passa por diversas fases no decorrer da vida, assim como o corpo. A mulher, na adolescência, apresenta apenas uma mudança sutil na voz, deixando o aspecto infantil, mas mantendo-se ainda mais aguda (fina). Entre 20 e 50 anos a voz alcança seu melhor desempenho. À medida que o corpo envelhece, a voz naturalmente faz parte deste processo em função das condições da flexibilidade muscular e articulatória.

À meia idade, em decorrência da diminuição das taxas hormonais, a mulher sente uma modificação mais acentuada na voz, que tende a ficar mais grave. Outros sinais da idade percebidos pela voz são: a perda de potência vocal – a voz enfraquece e as alterações no fluxo respiratório – voz trêmula.

A boa saúde geral, alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, somada a fatores genéticos, sociais e ambientais contribuem para que a voz não seja bastante afetada pela passagem dos anos.

vozA voz, como marca de identidade, é importante aliada na qualidade das interações sociais. Não é incomum ouvirmos: “pela voz dela, as coisas não estão bem!”, ou, “pela voz, está tudo ótimo!”. Enfim, a voz é um parâmetro revelador! Diz, às vezes, mais do que foi articulado em palavras. Tem efeito sobre a autoestima, faz pertencer a um ambiente social e profissional e, permite a expressão de pensamentos, emoções e circunstâncias de maneira autônoma.

A mulher atenta à sua saúde e bem estar, tanto quanto ativa e presente no mercado de trabalho, não deve se esquecer de cuidar e preservar sua voz para atender às necessidades e exigências de sua profissão e do convívio social.

Por exemplo, profissionais, em cargos de liderança, usam a potência e firmeza vocal para dar assertividade ao discurso, como requer o cargo, transmitindo segurança e energia aos seus colegas e subordinados. Há quem trabalhe com a transmissão de informações e a voz precisa ser clara e crível, ou quem, pelas diretrizes da empresa, dá e recebe feedbacks, se utilizando de uma voz firme, mas também acolhedora, que favoreça a comunicação. Com isto, ilustra-se que a voz é uma das responsáveis pelo protagonismo profissional e merece atenção especial, todos os dias.

Daniela Cais Chieppe, fonoaudióloga, mestre em Voz Profissional, Diretora da Diz Cursos – Comunicação Interpessoal Interpessoal – www.dizcursos.com.br /daniela@dizcursos.com.br

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes