Como trabalhar em casa
Especialista em carreira dá dicas para organizar rotina, espaço e dinheiro.
Com a economia aquecida, deixar de trabalhar em empresas para prestar serviços de casa tem se tornado uma tendência entre os brasileiros. Profissionais liberais como advogados, arquitetos, designers e consultores de negócios são os que mais buscam a iniciativa, segundo a coach de carreira Waleska Farias, que trabalha há quatro anos por conta própria.
Confira a lista abaixo com recomendações práticas para lidar com a rotina, o dinheiro e o espaço.
1. Prepare as finanças
Quem trabalha por conta própria costuma conseguir administrar melhor os horários e ter mais tempo para a vida pessoal, no entanto, os benefícios da vida assalariada ficam de fora, como férias, décimo terceiro e FGTS. Para organizar as finanças e poupar, a consultora de carreira Waleska Farias recomenda a criação de uma reserva – seja ela uma poupança ou uma previdência privada – e a organização de uma planilha onde gastos domésticos fiquem separados dos gastos com o trabalho. “Nesse documento que deve ser atualizado constantemente, o profissional deve colocar o que ele ganha com cada serviço, o que gasta com telefone, impressora, internet, e o que sobra. É por aí que ele consegue ver se o negócio está valendo a pena ou não”, ensina.
Trabalhar em casa dá mais liberdade de escolha ao profissional, mas também traz algumas preocupações que merecem cuidados. Transformar um ambiente ou parte da casa em escritório, por exemplo, ajuda a separar o trabalho do restante da rotina da casa. Para o trato com clientes e fornecedores, a coach recomenda que haja uma linha de telefone específica, que não deve servir para assuntos pessoais. Na hora de marcar uma reunião, deve-se optar por uma conferência telefônica ou um encontro em local apropriado, que pode ser até um restaurante, desde que o espaço tenha a ver com o contato em questão. “Não se deve chamar um cliente para uma reunião no home office. Lá é sua casa também, um espaço pessoal. Como alternativa, existem prédios comerciais nas grandes capitais que costumam alugar salas para reunião. É uma ideia que dá certo”, avisa a coach Waleska Farias.
3. Crie uma rotina de trabalho
No sonho de trabalhar em casa, uma imagem costuma ser comum: a ideia de poder fazer telefonemas, responder e-mails e fechar negócios usando pijamas e com a televisão ligada. Segundo Waleska Farias, esse comportamento não só atrapalha o rendimento como ajuda a perpetuar a postura equivocada de que trabalho em casa não é sério. “É fundamental criar uma rotina, estipular os horários de trabalho e pedir a quem também mora lá para não ser incomodado quando está em seu horário de expediente. É como se você não estivesse em casa”, ensina a consultora. A iniciativa, segundo ela, ajuda a manter o foco e, como consequência, permite que os prazos de entrega sejam respeitados.
Fonte: Waleska Farias
0 comments