O Diabo Veste Prada

By on 09/04/2014

Sinopse: Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

Nota: Mais um filme sobre a imprensa de moda – como o delicioso Teu Nome é Mulher/Designing Woman, de Vincente Minnelli, de 1957, e Cinderela em Paris/Funny Face, de Stanley Donen, do mesmo ano, tempos em que o cinema era muito melhor.

Se o espectador deixar a lógica de lado durante cem minutos, para não pensar o óbvio – por que raios essa garota inteligente, esperta, ágil, talentosa, trabalhadora, que quer ser jornalista, se sujeita a esse inferno de ser secretária da megera durante tanto tempo? -, dá para ter alguma diversãozinha.

diabo_veste_pradaO elenco ajuda muito. Meryl Streep está sempre perfeita em tudo que faz, e compõe com graça e brilho Miranda Priestley, a megera, a diretora de redação da respeitadíssima revista de moda Runway, cruel, implacável, exigentíssima, quase sádica, uma rainha absolutista que faria morrer de inveja o Murilinho Felisberto, o lendário diretor do Jornal da Tarde cujo apelido era exatamente Rainha e, num período de corte de pessoal, eu vi assobiar diante das listas de nomes e dizer: “Cortando cabeças ao som de Vivaldi”.

A sequência em que Miranda Priestley aparece pela primeira vez na redação, e todo mundo, do contínuo às editoras, quase morrem literalmente de medo, é engraçadíssima.

o_diabo_veste_pradaA garotinha Anne Hathaway também está bem como Andy, a jovem jornalista recém-formada que vai trabalhar como secretária de Miranda e come o pão que a rainha-diaba amassa diariamente. É fascinante como a personagem dela – interessada em outras coisas na vida, no jornalismo dito sério – não consegue entender aquele mundo da imprensa feminina, de moda, e como e por que as pessoas ali se julgam tão importantes. E é gostosa também a transformação pela qual passa seu figurino, da jovem estudante largada, que não dá a menor importância para a aparência, para a secretária elegantérrima de roupas de grife. Essa garota tem talento, e está tendo bons papéis; logo depois deste filme aqui, interpretou a escritora inglesa Jane Austen em Becoming Jane, que eu ainda não vi.

E ainda há Stanley Tucci, excelente como Nigel, o segundo da hierarquia da redação, ambicioso, maquinador, mas que tem seu lado boa gente e é o único a ajudar a secretária Andy a sobreviver naquela gaiola das loucas.

Não consigo deixar de pensar que é uma crueldade absurda Regina Lemos, aquela anti-Miranda Priestley, que dirigiu as redações de Moda Brasil e Marie Claire com competência, elegância, humanidade e um clima de absoluta democracia, não estar viva para ver este filme. Ela certamente se divertiria muito com ele, como se divertiu vendo e revendo Teu Nome é Mulher.

O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada, 2006 / USA)

diabo veste prada ctz

 

Com: Meryl Streep, Anne Hathaway, Emily Blunt, Stanley Tucci.
Direção: David Frankel.
Duração: 109 min.
Gênero: Comédia.
Roteiro: Aline Brosh McKenna.

 

 

 

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes