O Diário de Suzana para Nicolas
Sinopse:
Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.
“O diário de Suzana para Nicolas” é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.
Resenha:
Esse é um livro incrível e super tocante do autor que atualmente dispensa apresentações, James Patterson. Não imaginava que fosse gostar e me emocionar tanto com essa história.
A história começa com Katie, uma editora de livros muito bem sucedida que mora em Nova Iorque e que passa por um dos piores momentos da sua vida. O namorado perfeito que ela tanto sonhara encontrar, Matt, havia terminado o relacionamento dos dois de uma hora para outra, sem o menor indício de um aviso prévio, justamente quando ela estava nas nuvens imaginando ter encontrado a sua alma gêmea, e com imagens de vestidos brancos e felizes para sempre, permeando a sua cabeça.
Mergulhada em um estado lamentável de depressão, a Katie recebe na porta da sua casa um pacote com a letra do Matt, e logo seu coração bate mais forte. Quando ela abre o pacote… encontra uma carta do seu ex, pedindo desculpas por tudo, juntamente com um diário, que segundo ele, vai explicar as coisas muito melhor do que um dia ele poderia fazê-lo, mas não deixa de adverti-la… algumas cenas poderão ser difíceis de suportar, pois trata-se do relato de Suzana (sua mulher), para Nicolas (seu filho), pessoas essas que a Katie nem sabia da existência.
Nós começamos a ler o diário.. e quem disse que conseguimos parar? A história é tão simples e mágica, que parece um relato de um conhecido, mas ao mesmo tempo as palavras e os sentimentos contidos em cada frase são tão próximos de nós, que a sensação de familiaridade com a história é imediata. Impossível não deixar-se comover pela história de vida de Suzana… mesmo a Katie, não consegue ficar imune a tudo que está lendo e passando a conhecer.
O interessante é que ao ler o diário, eu conseguia sentir um pouco do que a Katie deveria estar sentindo, pois afinal de contas é impossível não lembrar de que aquilo é a história do amor da vida dela com outra pessoa; e não apenas uma história qualquer, uma Linda história de amor em vários sentidos, repletos daquelas idealizações e momentos tão sonhados por todas as românticas de plantão, como um conto de fadas precioso. Mas a Katie é tão doce e honesta que por mais que sofra por dentro, passa a gostar da Suzana – impossível não gostar da Suzana – e a história segue com algumas reviravoltas muito bem vindas, que só poderiam ter sido escritas por um autor com uma grande habilidade de conduzir o leitor para onde bem deseja, e de uma forma super cativante.
Vez por outras ele nos conduz por uma linha e nós descobrimos com uma revelação ao longo do texto que não era bem aquilo que imaginávamos e eu amei isso, eu sorria na hora e chegava a voltar algumas páginas para ler como o James conseguiu nos enganar direitinho. Mas o mais impressionante de tudo é como um autor (do sexo masculino, quero dizer) consegue entender os sentimentos de uma mulher de forma tão clara e precisa. Há momentos que vemos as coisas pela perspectiva da Katie, e há momentos (a maior parte deles) que enxergamos tudo pela da Suzana, mas a personalidade feminina predomina em todo texto, e não senti em momento algum que era um homem escrevendo tudo aquilo… uma coisa é certa, o autor conhece muito bem o universo feminino, ele consegue captar, de uma forma única a alma feminina. E me apaixonei perdidamente pela duas personagens que ele criou.
Primeiramente eu fiquei magoada com o Matt junto com a Katie, mas gradativamente o autor vai moldando a nossa opinião e é surpreendente descobrir aos poucos como a vida dos três acaba se entrelaçando pelos laços do destino. Um livro único, sem dúvida.
Os capítulos são bem curtos, o que facilita a agilidade da leitura. Acho que esse é um traço do autor, pois já ouvi falar, lendo outras resenhas dos seus livros, que os capítulos realmente não são grandes. Essa particularidade depende do estilo de escrita de cada um, mas digo-lhes que com o James deu super certo, ele realmente sabe dividir muito bem cada página, cada intenção.
São poucos os livros que li em apenas uma sentada e esse foi um deles. A história é por vezes triste, mas em sua essência ela nos transporta para um mundo de felicidade, fazendo-nos avaliar o que realmente é importante na vida, quais deveriam ser as nossas verdadeiras prioridades. Impossível não chorar com o desfecho, impossível não se encantar com cada novo capítulo.
Terminei o livro mas passei o final de semana inteiro com a história na cabeça, e compartilhava da minha leitura com todos que encontrava, pois me sentia na necessidade de dizer o que estavam perdendo ao não ler/conhecer, essa linda história de amor. Independente de idade, sexo e faixa etária, esse é um livro que certamente irá agradar a todos.
“Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Vocês as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um lindo cordão colorido.”
Serviço:
Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Título Original: Suzanne’s Diary for Nicholas
Autor: James Patterson
Tradução: Cássia Zanon
Edição: 1ª Ed. 2011
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Com 230 milhões de livros vendidos em mais de 100 países, James Patterson é um dos maiores escritores do mundo. Recordista de presença na lista de mais vendidos do The New York Times, é autor das consagradas séries Alex Cross e Clube das Mulheres contra o Crime.
Site do autor (pela editora brasileira)
Site oficial do autor
0 comments