Petrópolis (RJ)
Petrópolis (RJ) – A antiga morada de inverno da família real brasileira abriga até hoje a residência de alguns descendentes dos Orleans e Bragança. A cidade – que fica a 65 km de distância do Rio de Janeiro – tem charme de cidade européia. O ano todo é possível encontrar grupos de excursões explorando o passado em locais como o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont e na arquitetura histórica das residências. Os turistas podem aproveitar ainda as opções de compras em malharias da Rua Tereza e as feiras de antiguidades, repletas de artigos que relembram nosso tempo de Império. Os passeios nas avenidas arborizadas, praças e na exuberância da Mata Atlântica propiciam belíssimas caminhadas, cavalgadas e a prática de esportes radicais.
Museu Imperial – eleito uma das “7 Maravilhas do Rio “
Localizado no antigo Palácio Imperial, a residência preferida de D. Pedro II, mandado construir em 1845 pelo Imperador e dado por concluído em 1864. A construção em estilo neoclássico é considerada relativamente simples, para residência de soberanos, mas perfeitamente adaptada à função de casa de campo, sem deixar de ser elegante.
Localizado na antiga praça da Confluência foi construído nas Oficinas da Sociedade Anônima de Saint-Sauvers Les Arras, na França em 1879, para a Associação Hortícola de Petrópolis, da qual era presidente o Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, destinado a servir de local para exposições e festas. Foi inaugurado em 1884.
A sua mais bela festa foi realizada no domingo de Páscoa de 1888, na qual a princesa Isabel junto a seus filhos, entregou cartas de alforria a escravos, a maioria indenizando os seus senhores com notável campanha desenvolvida na cidade.
Casa da Princesa Isabel
Residência oficial da Princesa Isabel e do Conde d’Eu até a Proclamação da República. Foi construída por volta de 1853 pelo seu primeiro proprietário, Barão de Pilar, e em 1874 alugada ao Conde d’Eu, que a adquiriu em 1876. Nela nasceram os dois primeiros filhos da Princesa Isabel. Lá se encontrava D. Pedro II quando tomou conhecimento do movimento militar que instituiu a República.
Casa de Santos Dumont
Construída no antigo morro do Encanto, foi planejada e construída por Alberto Santos Dumont para servir de residência de verão; e devido a sua localização foi carinhosamente apelidada de “A Encantada”.
Informações: www.petropolis.com.br
0 comments