Tailândia
Falar sobre a Tailândia e seu povo é falar sobre sorrisos. Sorrisos nos lábios e sorrisos nos olhos. Olhos que parecem sorrir todo o tempo. Esses sorrisos formam a parte humana de um país acolhedor.
Falar sobre a Tailândia e seus monumentos é falar sobre beleza. Templos, palácios, museus e magníficas construções ricamente adornadas.
Falar sobre a Tailândia é falar sobre espiritualidade. É um país de população predominantemente budista onde rituais religiosos dão um colorido especial à vida diária.
Falar sobre a Tailândia é falar sobre praias de águas azuis quase transparentes num oceano onde o olhar se perde e se acha.
Para conhecermos mais sobre esse país de clima quente, com muitas frutas, muitas cores, muitos sabores e um povo que valoriza o simples viver, vamos passear pela capital Bangkok e por Chiang Mai – um encanto de cidade ao norte do país.
Bangkok é cidade grande. E como toda cidade grande, Bangkok convive com poluição, barulho e tráfego intenso. Porém, isso é facilmente esquecido bastando entrarmos em um dos seus muitos templos. É como chegar a um oásis de paz e espiritualidade. Não há como não se deslumbrar com a beleza e a riqueza de detalhes. Os templos mais visitados pelos turistas, como Wat Arun, Wat Pho e Wat Traimit não oferecem muito silêncio, mas são visitas imperdíveis. Assim como o Palácio Real, que abriga em um de seus templos o sagrado Buda Esmeralda. Mas se quiser um momento de calma e interiorização vale uma visita ao templo Wat Suthap, frequentado pela população local.
Um passeio pelo rio dos reis – o Chao Phraya – e seus vários canais é outra atração da cidade. O rio é utilizado como meio de transporte de mercadorias e pessoas. E vale como dica já que de barco podemos chegar aos principais pontos turísticos, evitando o trânsito que muitas vezes é caótico.
Compras também é uma atração na cidade. Em modernos shoppings centers, típicos mercados ou mesmo pelas ruas pode-se comprar produtos de qualidade e por bons preços. No Jatujak Market, um mercado de fim de semana, encontram-se coisas que você nem imaginava que queria ou precisava. E descobre-se que são fundamentais.
Nosso destino agora é Chiang Mai, uma joia no norte da Tailândia e um refresco depois da movimentada Bangkok. Há em Chiang Mai, hotéis e restaurantes para variados gostos e bolsos. Passeando calmamente pelas suas antigas ruas, visitamos importantes templos como o Wat Chiang Man, considerado o templo mais antigo, o Wat Phra Sing, o maior da cidade e Wat Chedi Luang que é uma construção de tijolos rosados sustentada por elefantes de pedra. Mas estar em Chiang Mai e não visitar Wat Doi Suthep é como não ter estado na cidade. Um dos santuários budistas mais venerados da região norte se localiza no alto da montanha que dá nome ao templo. Podemos subir de elevador ou pela escada de muitos degraus ladeada por “nagas” (grupo de divindades da mitologia hindu e budista).
A cozinha regional é saborosa, variada, colorida e se apresenta em inúmeros restaurantes, assim como em divertidas aula de culinária.
Roupas de seda, sombrinhas de papel, artesanato dos povos do norte devem fazer parte do roteiro de compras. Garimpar esses e outros artigos no bazar noturno no mercado da cidade, nas descoladas ruas recheadas de lojas incríveis é mais uma das atrações que a linda Chiang Mai nos oferece.
Surpreender-se visitando uma das vilas das tribos do norte, encantar-se passando um dia com um elefante só para você, divertir-se percorrendo a cidade num tuk-tuk, relaxar entregando o corpo a uma massagem e aquietar-se orando ou meditando diante de um altar fazem parte das diversas maneiras de realmente viver Chiang Mai.
Visitar a Tailândia é mergulhar num oceano de bênçãos.
Maria Sartor é consultora e guia de viagens da Grade6
Contato: Maria Sartor / 19 3055.5040
0 comments