Tipos de entrevistas de emprego

By on 18/02/2015

Saiba o que fazer nas diferentes situações ocorridas nos processos seletivos.

Quer estar preparado para qualquer tipo de entrevista de emprego? Aqui você encontrará a descrição de 7 tipos delas para melhorar seu desempenho durante o processo seletivo. Confira as dicas e boa sorte!

1 – Entrevista comportamental
Avalia personalidade e habilidades.
O entrevistador focará nas suas características pessoais a fim de checar se são compatíveis com o cargo proposto. Os pontos em destaque são: experiência, comportamento, conhecimento, habilidades sempre ligadas à área profissional.

2 – Entrevista técnica
Avalia a capacidade específica para a vaga.
Neste tipo, as habilidades requeridas para o cargo serão testadas. O profissional avaliador provavelmente será alguém que tenha amplo conhecimento do setor.

3 – Entrevista com estudo de caso
Avalia capacidade analítica e de solução de caso.
O principal ponto é lançar ao candidato um problema real, que o próprio entrevistador ou alguém da empresa tenha passado para ser resolvido.

4 – Entrevista prévia
A entrevista é feita com o responsável pelo RH, que é quem decide se o candidato vai passar para a segunda fase.
Algumas empresas costumam conduzir esse tipo de entrevista em um primeiro momento para que o candidato esteja melhor preparado para a definitiva. Ela é uma ótima forma de conseguir um feedback sobre suas habilidades ao ser entrevistado.

5- Entrevista em grupo
Avalia vários candidatos com mesmo nível técnico.
Muitas pessoas as temem, mas não há motivos. O candidato deve aprender como portar-se frente a um grupo grande para sair-se bem.

6 – Entrevistas “on campus”
Empresas vão às universidades.
Para estudantes, este tipo é mais vantajoso porque as entrevistas acontecem na própria escola. Os candidatos sentem-se mais confiantes porque já conhecem o ambiente.

7 – Entrevista por telefone
Avalia candidatos independente da localização.
Geralmente este tipo de abordagem busca informações mais básicas, como pretensão salarial e interesses, horários etc. Algumas empresas utilizam o telefone para obter alguns detalhes que estejam faltando nos currículos, mas são fundamentais.

Fonte: Universia Brasil

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