Um Senhor Estagiário

By on 15/01/2016

Sinopse: Jules Ostin (Anne Hathaway) é a criadora de um bem-sucedido site de venda de roupas que, apesar de ter apenas 18 meses, já tem mais de duas centenas de funcionários. Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo e ao fato de gostar de manter contato com o público. Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, cabe a ela trabalhar com o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro). Aos 70 anos, Ben leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente o inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules, que passa a vê-lo como um amigo.

Crítica: Um Senhor Estagiário tem um trocadilho bobo, mas toca em assuntos extremamente importantes como a questão do idoso e da mulher no mercado de trabalho. Daquelas comédias sensíveis, inteligentes e divertidas que Nancy Meyers já demonstrou fazer.

Anne Hathaway agora é a chefe que precisa lidar com um estagiário, só que ele é idoso. Se fosse Meryl Streep daria uma bela piada com O Diabo Veste Prada, mas é Robert De Niro, outro grande ator que cria uma química incrível com a bela jovem e bem sucedida chefe. Do atrito inicial começa a surgir uma bela amizade e lições de vida.

O grande mote do filme nem chega a ser a questão do idoso, apesar desta também ser abordada, mas a questão feminina. Jules Ostin é uma jovem empreendedora que começou seu negócio em casa, foi ampliando aos poucos e quando viu já estava gerenciando uma empresa com mais de 200 funcionários. Porém, nunca deixou de fazer do seu próprio jeito e isso causa problemas pessoais.

É a velha questão da mulher trabalhando que não dá conta da casa, do marido e dos filhos. Preconceitos e tabus que continuam sendo apontados, principalmente pelas outras mães no colégio da filha e na postura do marido que tem que ficar em casa cuidando do que tradicionalmente seria o papel da mulher. Nancy Meyers nos passa isso de uma maneira muito tranquila no filme, sem apontar preconceitos de maneira exagerada, mas com a naturalidade dos diálogos causais e situações típicas.

Para completar, Jules é jovem e construiu tudo baseada no seu próprio feeling, os investidores preferem que ela contrate um CEO mais experiente, gerando novos conflitos para ela, ainda que vislumbre com isso mais tempo para a familia. Este é o grande plot do filme. encontrar um CEO não simplesmente uma tarefa de contratar um funcionário, mas colocar nas mãos de um estranho o futuro de sua empresa. O roteiro é bastante feliz ao passar todo o drama que isso significa e nos faz lembrar de Steve Jobs e as famosas brigas com o CEO da Apple.

posterSe falta tempo para as questões pessoais em Jules, Ben Whittaker é o oposto. Aposentado, viúvo com os filhos morando longe. O que ele mais tem é tempo. O programa de estagiários para a terceira idade é a oportunidade de se sentir útil novamente. A delicadeza da construção de Robert De Niro nos faz compreender a personagem com muita facilidade. Seja na vontade de ser útil, nas regras que se impõe no novo trabalho, como esperar a chefe para ir embora, ou mesmo na observação daquela mulher tão atarefada.

O mais interessante em Um Senhor Estagiário é que preconceitos, conceitos e recolocação de papéis são temas delicados tocados de uma maneira muito leve e divertida, nos envolvendo aos poucos na trama, a vida das personagens e naquela universo tão próximo da realidade. O ritmo é ágil, com muitas piadas e dinâmicas nas cenas que não nos fazem ver o tempo passar.

Daqueles filmes que podem parecer clichês, mas funciona para toda a família.

Um Senhor Estagiário (The Intern, 2015 / EUA)
Com: Anne Hathaway, Robert De Niro, Rene Russo.
Direção: Nancy Meyers.
Duração: 121 min.
Gênero: Comédia.
Roteiro: Nancy Meyers.

Amanda AAmanda Aouad – Crítica Afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporânea (Poscom / UFBA), especialista em Cinema pela UCSal, roteirista do núcleo Anima Bahia e dos curtas  Ponto de Interrogação, Cidade das Águas e Dia de Cão. É ainda professora de Audiovisual, tendo experiência como RTVC e Assistente de Direção.

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